Blog Messem

Bonds: como e por que investir em Renda Fixa no exterior

No mundo dos investimentos, a diversificação é chave para deixar sua carteira de investimentos preparada para rentabilizar nos mais diversos cenários. No cenário atual, com os juros em alta, investidores estão com as atenções voltadas para a Renda Fixa. 

Dentro da Renda Fixa, existem diversas opções para o investidor diversificar sua carteira. Um conjunto de ativos prefixados, pós-fixados e híbridos vinculados a inflação pode proteger o portfólio do investidor em diferentes contextos. 

O Brasil, no entanto, não é o único país com juros em alta no cenário atual. Com isto, uma opção que vem ganhando popularidade entre os investidores brasileiros é a aplicação em bonds. Estes ativos de renda fixa no exterior podem apresentar uma boa oportunidade de dolarização da carteira de investimentos. 

Neste texto, vamos te explicar o que são bonds, como estes ativos funcionam, suas vantagens, desvantagens e muito mais. Confira! 

O que são bonds? 

De forma resumida, bonds são títulos de dívida. Estes ativos podem ser emitidos por governos, instituições financeiras ou empresas não bancárias, assim como na Renda Fixa brasileira. 

O principal mercado para a compra de bonds hoje é, sem dúvida, o norte-americano. Nos Estados Unidos, estes ativos de renda fixa são agrupados em três principais categorias: treasuries, CDs e corporate bonds. 

Treasuries 

Os treasury bonds são títulos públicos atrelados à dívida pública norte-americana, ou seja, títulos do Tesouro americano. São amplamente considerados os ativos financeiros mais seguros do mundo e correspondem a mais de 40% do mercado de Renda Fixa na maior economia do mundo. 

Dentro do mercado brasileiro, a comparação mais próxima são exatamente os títulos do Tesouro Nacional. 

Corporate bonds 

Estes são os títulos de dívida emitidos por empresas não bancárias no mercado norte-americano. Em comparação aos ativos do mercado nacional, são bastante parecidas com as debêntures. 

Uma curiosidade sobre os bonds corporativos é que estes ativos não são, necessariamente, emitidos por empresas norte-americanas. É comum empresas de outros mercados, como o Brasil, recorrer ao mercado americano para a tomada de crédito em busca de condições mais favoráveis para os empréstimos. 

CDs 

Os certificados de depósito são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras, como bancos e corretoras. São, de forma simplificada, o equivalente aos CDBs dentro no nosso mercado. 

Como investir em bonds? 

Há diversas maneiras de integrar os títulos do mercado internacional à sua carteira. A alternativa mais prática para o investidor pode ser entrar neste mercado através dos fundos de investimentos. 

Ao abrir uma conta na XP com a Messem, você terá acesso a uma ampla gama de opções em fundos de investimentos que concentram suas aplicações em títulos de renda fixa internacional. Existem os fundos de índice, Exchange Traded Fund (EFT), fundos listados em bolsa com gestão passiva e que seguem o desempenho do índice a qual estão atrelhados. 

Na B3, existe ainda a opção de investir em BDRs. Os recibos vendidos na Bolsa são, neste caso, cotas de ETFs listados no mercado internacional. 

De forma mais direta, mas menos prática, o cliente XP pode investir no exterior através de contas internacionais. O investidor tem acesso a diversas opções de investimento em bonds na plataforma da corretora, com valor mínimo de investimento atualmente estabelecido em US$ 5 mil. 

Vantagens e desvantagens 

De forma geral, o risco de calote em bonds é baixo. Como citado acima, os títulos do Tesouro americano são amplamente considerados os investimentos mais seguros do mundo. Os títulos bancários e corporativos, no entanto, possuem risco variado de acordo com o emissor. 

A liquidez destes investimentos é alta, uma vez que o mercado secundário nos Estados Unidos é muito mais ativo do que o brasileiro. 

Outra vantagem que os investimentos em bonds trazem para a carteira do investidor é diversificação. Além da diversificação de indexadores e prazos, investir no exterior dolariza parte da carteira de investimentos 

Esta exposição ao dólar pode representar, no entanto, tanto uma vantagem quanto um risco para o investidor. Enquanto os investimentos em bonds dolarizam e protegem parte da carteira das oscilações da moeda norte-americana, a desvalorização do dólar ante o real também pode trazer prejuízos ao investidor. 

Imposto de Renda em bonds 

A Receita Federal (RF) define os rendimentos dos investimentos no exterior como ganho de capital e, desta forma, a alíquota do Imposto de Renda (IR) sobre os cupons de bonds varia de acordo com o lucro nas aplicações. Abaixo, você confere a tabela de tributação sobre ganho de capital:

Gostou desse conteúdo? Quer entrar para o mundo dos investimentos com o auxílio de uma assessoria especializada? 

Clique aqui e tire todas as suas dúvidas com um dos assessores de investimentos da Messem! 

Sobre a Messem Investimentos

Desde a fundação da Messem Investimentos, ainda em 2007, o nosso objetivo como empresa sempre foi cuidar do futuro das pessoas.   

Com a evolução do mercado financeiro conhecimentos foram difundidos, novos produtos foram desenvolvidos e até mesmo análises foram aprimoradas.  

Na busca por acompanhar esse processo e estar cada vez mais próximo de você e dos seus sonhos, a Messem Investimentos e a Faros Private uniram suas estruturas e esforços para dar origem à Fami Capital.    

Como o maior ecossistema independente de soluções financeiras do Brasil, a Fami Capital nasce consolidada para atender às suas necessidades, da sua família e do seu negócio.  

Acompanhe os próximos passos desta história através do site fami.capital e aproveite para seguir o perfil oficial no Instagram, @fami.capital