Blog Messem

Leonardo Demari: a Messem na minha vida e a responsabilidade de liderar

Liderar uma equipe não é fácil. É necessário fazer as suas demandas e, ao mesmo tempo, garantir que cada um no seu time também está fazendo a sua parte. Para mim, liderar é atuar como um guardião da cultura e dos valores da empresa. 

Bons líderes conseguem elevar o nível de sucesso dos negócios. Aqui na Messem, tive a chance de me desenvolver como liderança com algumas das pessoas que mais admiro no mercado, construindo nesta trajetória o maior escritório de investimentos do Brasil. 

Quer saber o que faz o nosso negócio prosperar dia a dia? 

Meu nome é Leonardo Demari, sou sócio e gestor da regional Caxias do Sul/Curitiba/Centro-Oeste da Messem Investimentos e hoje eu vou lhe falar um pouquinho do que faz a Messem ser destaque no ramo de assessoria aqui em Caxias e no Brasil inteiro. 

Espero que você goste desse conteúdo e que eu o consiga inspirar e trazer algumas lições importantes sobre o mercado de assessoria de investimentos. Confira! 

A minha trajetória 

Foi na Messem onde eu aprendi basicamente tudo, pois praticamente toda a minha trajetória profissional foi trilhada aqui dentro. Antes de chegar na XP, ajudei meu pai – comerciante – nos negócios da família e aos 17 trabalhei na auditoria de estoques de uma loja de calçados aqui de Caxias do Sul. 

A minha história na Messem começou há quase 13 anos, antes mesmo da empresa ter sua marca própria. Com 18 anos de idade, vim à então XP Caxias do Sul fazer o curso Aprenda a Investir na Bolsa por indicação de um vizinho meu: o CEO da Messem, Mauro Silveira. 

Fui estagiário da XP Investimentos e depois de dois anos migrei para a assessoria de investimentos. Evoluí de assessor júnior para pleno e sênior e até me tornar head do meu próprio núcleo em 2014. De 2015 até 2018, fui o responsável pela nossa área de Distribuição de Produtos 

Em 2019, assumi a responsabilidade de ser o gerente regional da Messem em Caxias do Sul, momento em que eu deixei de atender clientes depois de 10 anos como AAI. 

Crescimento profissional e papel de liderança 

Assumi o primeiro cargo de liderança na empresa aos 19 anos de idade. Me preparei para isso no meu dia a dia, vendo os direcionamentos do Mauro para a equipe e me dedicando a lidar com pessoas desde cedo. Em 2014, me formei em Administração de Empresa pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e logo depois fiz um MBA em Gestão de Pessoas. 

Com os anos, aprendi a conciliar a minha carreira de assessor e a minha carteira de clientes com a responsabilidade de atuar como gestor. É comum no mercado esse agregamento de funções a partir do momento que evoluímos na carreira de agente autônomo de investimentos. 

Desta forma, você vai aprendendo a equilibrar os pratos na medida em que as demandas vão aumentando, se torna mais produtivo, protela menos e passa a priorizar aquilo que é realmente importante e vai lhe levar até os objetivos da empresa. 

Eu mesmo aprendi a ser mais disciplinado, focar no que precisa ser feito, quando precisa ser feito e a garantir que me preparei para fazer aquilo. Caso contrário, posso não ter uma segunda oportunidade para corrigir um erro. 

Por isso, aqui na Messem nós levamos muito a sério o acompanhamento das métricas do nosso negócio. Medimos nosso Net Promoter Score (NPS) todos os dias para conseguir entender o nível de satisfação dos clientes atendidos pelos assessores da empresa. Uma grande preocupação que temos, por exemplo, é sempre deixar os assessores com uma carteira de clientes compatível com a sua capacidade de atendimento, evitando assim que os clientes se sintam desamparados 

Atuar como gestor não é fácil, precisamos de muita disciplina, disponibilidade, capacidade de resolução de problemas, visão sistêmica do negócio, e inteligência emocional e alinhamento com os objetivos da companhia. Mas talvez o mais importante seja liderar por exemplo, porque nós líderes temos a responsabilidade de atuar como guardiões da cultura e dos valores da empresa. 

A Messem Caxias 

Caxias é o berço da Messem, é onde tudo começou e onde temos o maior market share entre todas as unidades da empresa. Isso não acontece por acaso, é o resultado de um trabalho de longo prazo, construído ao longo desses 15 anos de história e de mãos dadas com os nossos quase 6 mil clientes aqui na cidade. 

O caxiense conhece a Messem e sabe que a nossa metodologia de trabalho é diferenciada. Desde a maneira como orientamos nossos assessores a atender cada cliente até nossas áreas de suporte robustas, garantimos um planejamento financeiro completo em todas as áreas do mercado. O comprometimento com cliente, seja ele pessoa física ou jurídica, é o grande pilar do nosso negócio. 

Essa cultura é o que nos faz continuar crescendo mesmo depois de 15 anos no mercado. Temos um NPS de 96 um dado que indica que nosso cliente está realmente satisfeito com o atendimento que recebe aqui. E não é só o NPS que mostra que estamos no caminho certo: até hoje, mais de 80% dos novos clientes aqui em Caxias chegam através da indicação de quem já é cliente Messem, alguns desses conosco desde o início da nossa trajetória lá em 2007. 

É um desafio estar à frente da unidade matriz da Messem. Por isso, me preocupo diariamente em manter a cultura da empresa viva e em perpetuar os valores que cultivamos ao longo da nossa caminhada. 

Gosto de dizer que somos uma empresa grande com cabeça de empresa pequena, no melhor sentido possível. As pessoas são o motor do nosso negócio, sejam elas clientes ou a nossa própria equipe, e é onde eu me dedico com mais intensidade. Nesses 13 anos, investi muito tempo em formação, proximidade, multiplicação de boas práticas e muito mais. 

Como ser um assessor Messem? 

Para fazer parte da minha equipe, e de qualquer outra equipe dentro da Messem, a pessoa precisa ter total adesão à nossa cultura e aos nossos valores. Isso é necessário para garantir a perpetuação do negócio, mas também para que nossos colaboradores tenham a chance de ter uma carreira de sucesso de ser feliz trabalhando conosco. 

Desta forma, na hora de prospectar e contratar assessores, eu volto as perguntas justamente para isso. Preciso entender se o candidato tem alinhamento com nossos valores. Algumas virtudes que considero essenciais são a capacidade de superação, o espírito coletivo e a visão de longo prazo. 

Sempre que me perguntam que conselhos eu daria para alguém que está procurando entrar para o mercado de assessoria de investimentos, eu digo: venha com mente aberta e espírito empreendedor, pois a carreira de AAI é para quem tem visão de longo prazo e resiliência. 

Curtiu esse conteúdo e gostaria de fazer parte do nosso time? Entre em contato agora mesmo com nosso time de talentos! 

Este artigo foi assinado por Leonardo Demari, sócio e gestor da regional Caxias do Sul, Curitiba e Centro-Oeste da Messem Investimentos. Demari é formado em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), tem MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação de Getúlio Vargas (FGV) e mais de 10 anos de experiência como assessor de investimentos.