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Vinícius Teixeira: Growth Marketing: o que é e como implementar na empresa?

Alcançar um crescimento acelerado e significativo é possível com o uso de metodologias adequadas. Entre elas, está o growth marketing — então é importante saber o que é e como funciona o método e como colocá-lo em prática.

Na minha experiência, como Head de Growth, noto que existem alguns pontos que as empresas devem conhecer antes de adotar essa metodologia. Assim, há como garantir que a incorporação de tecnologia, testes e dados ajudarão o negócio a se desenvolver.

Quer descobrir o que é a técnica de growth marketing e como ela funciona? Confira o conteúdo que preparei sobre esse assunto!

O que é growth marketing e quais as diferenças para o marketing digital?

Antes de pensarmos nas vantagens do growth e no que ele pode fazer pela empresa, é preciso entender o que é, afinal, essa estratégia. Na prática, o growth marketing envolve as oportunidades de crescimento acelerado em todas as frentes da companhia.

Para conseguir esse tipo de resultado, é comum o uso de tecnologia de ponta para escalar o desempenho. Além disso, o growth marketing inclui a testagem intensa de hipóteses — sempre com orientação a um objetivo claro.

É por isso que essa abordagem se diferencia do marketing digital. A modalidade tradicional, normalmente, traz uma abordagem criativa de comunicação, em busca de gerar performance por meio de uma mídia massiva.

No marketing convencional — especialmente se ele ocorrer fora do ambiente digital —, não há uma orientação tão grande pelas métricas e pelo acompanhamento de resultados.

Já o growth se diferencia por ter uma gestão focada em dados. Uma das estratégias mais comuns inclui realizar os testes A/B, nos quais há um grupo de controle e a mudança em apenas uma variável. Assim, é possível saber o que o público prefere e o que gera melhor desempenho, por exemplo.

Logo, o growth marketing é orientado por gerar resultados via campanhas e formas mais ágeis, com foco no público. Por isso, os objetivos do growth marketing não se resumem à geração de leads e à atração de novos clientes. O foco também está em melhorar o nível de retenção dos clientes.

Quais são os benefícios dessa estratégia?

Depois de considerar o funcionamento do growth marketing, podemos partir para o entendimento sobre o papel dele na empresa. Com a implementação funcional da estratégia no seu negócio, é possível alcançar diversos objetivos.

A seguir, compartilho os principais pontos objetivos que podemos observar com essa abordagem!

Geração de insights

Como o growth marketing é especialmente focado em dados, ele é capaz de auxiliar o negócio ao oferecer insights relevantes. Com as informações obtidas nos testes A/B, por exemplo, é possível compreender e até prever o comportamento da audiência.

A adoção dessa metodologia também ajuda no acompanhamento dos resultados, a partir de métricas relevantes para o empreendimento. Assim, há como saber o que tem funcionado e o que ainda requer atenção para realizar as melhorias necessárias.

Precisão na tomada de decisão

O fato de ser altamente baseado em dados faz com que o growth marketing apoie a tomada de decisão — e não apenas no quesito de comunicação. Por meio dos insights coletados e da estrutura de informações, se torna possível identificar os pontos críticos dos processos e do negócio.

Ainda, existe a chance de reconhecer oportunidades e usar as informações para direcionar melhor as escolhas. Assim, a empresa pode aliar precisão ao dinamismo no processo decisório — especialmente quando é necessário mudar a rota no meio do caminho.

Economia de recursos

O growth marketing é uma oportunidade de negócio porque também é capaz de ajudar uma organização a economizar recursos — o que envolve tanto o dinheiro quanto o tempo. Afinal, a tomada de decisão baseada em dados diminui os riscos de erros, enquanto o uso da tecnologia faz com que o processo seja mais rápido.

Além disso, existe a chance de ser mais eficiente nos gastos com publicidade e comunicação, por exemplo. Assim, a empresa pode otimizar os níveis de lucratividade, de modo a apoiar a competitividade no mercado.

Inovação e crescimento

Com ações bem planejadas de growth marketing, também há como fomentar a inovação. Por meio dos insights, é possível desenvolver novos produtos ou ofertas para o público. Também há como criar outros meios de se conectar e obter conversão ou fidelização do público.

Dessa forma, o empreendimento pode ter novas soluções e ferramentas para lidar com os desafios — e isso pode ajudar o crescimento da empresa. Logo, essa é uma técnica de marketing que pode ser útil para chegar ao sucesso desejado.

Como implementar o growth marketing?

Até agora, você viu o que é o growth marketing e como ele pode ser útil para a empresa. Agora, quero demonstrar como é possível implementá-lo no negócio.

Aqui, na Messem Investimentos, adotamos uma estratégia estruturada e composta por múltiplos passos e disciplinas. Os conhecimentos específicos envolvem desde o marketing digital até programação, ciência de dados e visão de negócio.

Para o seu empreendimento, é preciso considerar o que faz sentido para a sua realidade para implementar o growth marketing. Mas algumas etapas ajudam a estruturar o processo.

Na sequência, confira os passos mais importantes!

Mapeie e centralize os dados

Para começar, é indispensável pensar nos dados que já existem e nas informações que serão coletadas, bem como na forma de estruturar esses elementos. Nesse caso, é importante mapear as informações e centralizá-las.

A partir disso, é possível ter uma visão do fluxo de conhecimento e de como as informações deverão ser tratadas e utilizadas.

Construa um time que se complemente

O segundo passo consiste em compor um time multidisciplinar e complementar. Além de um analista de growth, é preciso contar com outros especialistas, como profissionais de marketing digital, desenvolvedores, cientistas de dados e profissionais de vendas.

Nesse contexto, é necessário criar um ambiente que favoreça a troca de ideias entre as partes. Assim, também é possível melhorar a execução de testes.

Defina os processos de criação e testes

Em seguida, mapeie quais serão os processos de criação e de testes de hipóteses. A ideia é entender o que a empresa deseja conhecer sobre seu público e como essas informações serão úteis em uma tomada de decisão posterior.

Com o registro das etapas, é mais fácil implementar uma rotina para garantir que as hipóteses sejam testadas com mais rapidez, de modo a favorecer a coleta de dados.

Neste post, você aprendeu que o growth marketing é uma técnica voltada para experimentação, dados e velocidade. Por meio dele, é possível inovar, fazer escolhas mais efetivas e, até mesmo, economizar recursos com a publicidade convencional.

Gostou de conhecer essas informações? Aproveite para compartilhar esse artigo nas suas redes sociais!

Este artigo foi assinado por Vinícius Teixeira. Ele é formado em Gestão Financeira e tem MBA em Finanças, Investimentos e Banking. Hoje, com 12 anos de experiência no mercado, é Head de Growth da Messem.