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Paola Bohlke: Employee experience: como estruturar a jornada entre a atração e o crescimento?

Contar com um time qualificado, engajado e satisfeito é importante para o sucesso de qualquer negócio. Para permitir que esses resultados sejam alcançados, é fundamental conhecer um dos conceitos mais relevantes sobre recursos humanos: a employee experience. Como você verá a seguir, essa é uma jornada que pode ajudar a manter os colaboradores interessados e motivados.

O que é a employee experience?

A tradução do termo “employee experience” pode ser entendida como a jornada do colaborador e é um dos conceitos mais importantes na gestão de pessoas. Na prática, ela consiste em toda experiência que o colaborador tem na empresa, desde o seu primeiro dia.

Para mim, essa trajetória é construída por um conjunto de valores, cultura, ações e programa. Logo, a jornada é formada por diversos aspectos que compõem o cotidiano das empresas.

Quais são as etapas da experiência do colaborador?

Além de entender o conceito da employee experience, é importante que você saiba que ela é composta por diferentes fases. Cada etapa tem a sua importância no processo e deve ser considerada para compor a percepção do profissional sobre a empresa.

Ao mesmo tempo, cada negócio tem o próprio caminho nesse sentido. Na Messem Investimentos, por exemplo, existem algumas experiências de destaque — parte delas, inclusive, estão passando por otimizações.

A seguir, compartilho quais são os pontos mais importantes para a experiência do colaborador da Messem e explico como é possível estruturá-la. Veja:

Atração

A atração é o primeiro contato do colaborador com a empresa e, por isso, a etapa deve incluir a apresentação dos valores e a cultura da companhia. Dessa forma, os candidatos que estejam conectados ao propósito e à cultura da Messem se sentirão atraídos pelo ambiente de trabalho.

Seleção de Pessoas

Já no processo de seleção até a contratação, ocorrem conversas nas quais são aplicadas técnicas distintas. Aqui na Messem, os principais pontos são a entrevista por competência, a avaliação comportamental e a verificação do fit cultural — dentro de um contexto humanizado.

Acolhimento

Após a admissão, o acolhimento é o primeiro ponto de contato do novo profissional com a Messem. Essa etapa envolve um kit de boas-vindas e é realizada pelo líder imediato do colaborador.

Treinamento Onboarding

A próxima fase da jornada do colaborador é o onboarding, onde existe a efetiva integração à empresa. O passo de aculturamento inclui aspectos como propósito, valores e cultura. Esse processo de treinamento também serve para outras lideranças darem boas-vindas ao talento recém-chegado, incluindo o nosso CEO, que participa desse momento.

Período de Integração

Na fase de integração, há a adoção de uma agenda específica para unir o colaborador e a liderança, além de garantir que a pessoa aprenda e consiga desenvolver suas atividades.

Gerenciamento de Performance

Ao longo de toda a parceria com o colaborador, ocorre o monitoramento de sua performance. O processo está em reformulação e tem como ideia englobar desde o desempenho após a integração até a continuidade da jornada rumo aos objetivos de carreira.

Treinamento e Desenvolvimento

Para fomentar o desenvolvimento contínuo, a Messem realiza um conjunto de treinamentos técnicos e capacitações, além de eventos e atividades ministradas pelas lideranças. Contamos, atualmente, com a plataforma Academia Messem, que disponibiliza cursos online. Há, ainda, uma atuação para a formação de habilidades e competências específicas que está em desenvolvimento.

Promoções e movimentações internas

Como parte da reestruturação de Gente, nós, da Messem, temos revisto planos de carreira e planejado a estruturação de perspectivas futuras aos colaboradores. Logo, a ideia é apoiar o crescimento da empresa e do time, com movimentações internas que sejam pertinentes para esse objetivo.

Quais os benefícios para o colaborador e a empresa?

Como expliquei, existem diversos elementos que devem ser considerados ao compor uma experiência positiva para os colaboradores. Ao fazer isso, é possível gerar benefícios aos profissionais e à empresa.

Acredito, inclusive, que essa é uma característica que pode gerar diferenciação no mercado. Afinal, ter uma cultura organizacional bem definida é fundamental para que o negócio tenha seu próprio jeito de ser e se diferencie dos outros players do mercado.

Além disso, defendo que todos os colaboradores, independentemente da hierarquia, integrem a cultura e da perpetuação desse aspecto. Assim, essa pode ser uma forma de fazer todos se sentirem valorizados e pertencentes.

O investimento em employee experience também está relacionado à retenção e ao engajamento de colaboradores. Porém, é preciso considerar que cada pessoa tem necessidades específicas. E, por isso, acredito que existem aspectos que podem ser adicionados à experiência para favorecer a retenção.

Entre eles, cito alguns que considero essenciais: equidade ao tratar as pessoas no ambiente de trabalho; reconhecimento de feitos; oferta de feedbacks; fomento a uma boa comunicação; base sólida de cargos e salários; lideranças competentes para promover esses pontos.

Além disso, vale listar outros elementos que podem ajudar a otimizar a retenção na empresa. São eles: conhecer bem os colaboradores; entender motivações, necessidades e objetivos de carreira dos profissionais; buscar uma conexão de valores entre empresa e colaboradores.

Agora que você já sabe o que é a employee experience e sua importância, se torna mais fácil entender a dinâmica de estruturação da jornada entre atração e crescimento — tão útil para empresas e profissionais do mercado de investimentos.

Gostou de conferir essas informações? Para participar dessa jornada, aproveite a oportunidade e seja Messem!

 

Este artigo foi assinado por Paola Bohlke, head de Gente da Messem, com o apoio de Anna Kramer, head de Talentos.  Paola é formada em Psicologia, com especialização em gestão de negócio e MBA em gestão de recursos humanos.