Blog Messem

A importância das notícias para seus investimentos

  

BlogN.jpg

Você sabe qual a importância das notícias para o trader ou investidor? NENHUMA.

exatamente, assistir o noticiário diariamente para obter melhores resultados na bolsa de valores é uma total perda de tempo, e no decorrer desse material vou explicar o porquê.

Se você achava que assistir diariamente o noticiário ou ficar atualizando o site de notícias enlouquecidamente iriam lhe dar uma vantagem no mercado de ações, sinto muito em lhe informar que você estava completamente enganado. Vale ressaltar que não é o intuito aqui mostrar que notícias não são importantes, mas que você não deve tomar decisões, seja de trade ou investimento, baseado em notícias.

A importância das notícias

Não podemos negar que saber o que está acontecendo em seu país ou no mundo é algo relevante. Sem as notícias muitas vezes não temos o que conversar com os amigos da empresa ou até mesmo nos churrascos do fim de semana. Além do mais, o fato de você não saber o que está acontecendo ao seu redor pode tirar toda sua credibilidade em uma conversa, seja com clientes ou até mesmo amigos. Obviamente não precisamos passar o dia lendo jornais e sites de notícias, mas saber o que está acontecendo pode ser crucial para uma conversa. 

Devido a importância de estar bem informado diariamente devemos estar sempre atentos a veracidade das informações e ainda, muitas vezes atentos aos vieses de quem a noticiou.

Motivos para não tomar decisões baseando-se em ações

Você estará sempre atrasado!

Quando você fica lá no seu site de notícias preferido procurando por notícias quentinhas para se beneficiar de alguma forma, você está cometendo um erro terrível. Segundo a teoria dos mercados eficientes os mercados estão SEMPRE à frente das notícias, se ocorreu algum fato relevante, haviam aqueles que já sabiam que isso iria acontecer e reagiram, aqueles que ficaram sabendo em primeira mão do ocorrido que também reagiram, depois a imprensa que também reagiu e só depois esse ocorrido vai parar na tela do seu computador.

Quando dizemos que o mercado já precificou é porque alguém soube antes de você e reagiu ao fato, no entanto, você está atrasado.

Sua interpretação

Quando deixamos as notícias influenciarem nossas decisões no mercado, além do atraso da notícia, tem outro fator que acaba influenciando diretamente nossas ações: A interpretação.

Ao lermos uma notícia normalmente utilizamos de aspectos pessoais na interpretação dessa notícia. Algumas notícias ao serem lidas podem ser interpretadas de diferentes maneiras. Inclusive alguns investidores podem interpretar uma notícia como positiva e outros como negativa. Portanto, tomar decisões baseando-se em notícias acaba se tornando algo ineficiente.

Viés de quem escreve

Muitas vezes o viés do escritor também acaba sendo incorporado nas matérias jornalísticas, principalmente quando se trata de assuntos polêmicos como acontecimentos políticos. Partidos de direita e partidos de esquerda. Por mais neutro que possa parecer, o subconsciente acaba deixando um fato às vezes até distorcido por conta dos vieses do escritor.

Interpretação do mercado

Como vimos, cada pessoa entenderá a notícia de uma forma diferente, agora se pensarmos em larga escala, milhares de pessoas que atuam no mercado interpretando as notícias de diferentes maneiras, pode ser que a interpretação da massa, não seja a sua e você mais uma vez tome uma decisão precipitada.

Vamos a um exemplo real…

Caso real

No dia 12 de dezembro de 2019 a empresa Via Varejo reportou uma fraude em seus balanços, nesse mesmo dia as ações da empresa que estavam subindo +7% acabaram tendo um forte movimento de queda e fechando o pregão desse dia com queda de -3,10%.

Até aí tudo bem, o mercado precificou de forma negativa essa notícia, porém nas semanas seguintes as ações da via varejo subiram mais de +27%. Fazendo com que os investidores que talvez tenham se precipitado apenas observassem essa forte alta, ficando de fora do movimento.

via varejo.PNG

Interpretações à parte, o intuito deste artigo é mostrar que o caminho correto é focar na sua análise, e mais ainda, focar no longo prazo. Faça seus aportes periódicos mantenha uma carteira diversificada e não se esqueça: No longo prazo, noticias são apenas ruídos.

Róger Morais

 



TÓPICOS