Blog Messem

O que é COE?

  

BlogCOE.jpg

Ficando cada vez mais famoso entre os investidores o COE é um investimento que ainda divide muito a opinião das pessoas. Muitos julgam que é algo extremamente complexo e que não tem uma boa rentabilidade. Já para outros, oferece uma bela oportunidade para quem quer proteção e ainda assim se expor a renda variável.

Ocorre que muitos não sabem exatamente o funcionamento do COE, como ele é feito e como ele pode ajudar na diversificação do seu patrimônio.

Regulamentado em 2014, O COE – Certificado de Operações Estruturadas teve suas vendas intensificadas somente nos últimos 2 anos. Logo de cara foi bastante criticado por pessoas que acharam sua estrutura extremamente complexa. 

Basicamente o COE é definido como um produto que combina elementos de renda fixa com renda variável e pode ser uma ótima maneira de se expor ao mercado de renda variável de maneira segura. 

Existem dois tipos de COE’s, aqueles com capital principal protegido e com capital principal em risco.

  • Capital Protegido: nessa modalidade o valor aplicado fica integralmente protegido, ou seja, ao investir nesse coe 10 mil reais, caso tudo dê errado, o investidor terá ao final do prazo pré estabelecido os mesmos 10 mil reais em sua conta. Dessa forma o investidor tem o capital nominal protegido.

  • Capital em Risco: Nessa modalidade o investidor não conta com a proteção do seu capital. Se o mesmo investir 10 mil reais, e as coisas não saírem conforme o planejado, o investidor poderá ter uma perda de capital. Ou seja, não tem seu capital garantido no vencimento do contrato.

Existem diversos tipos de COE’s disponíveis para aplicação, e eles podem ter sua rentabilidade atrelada a índices nacionais, índices internacionais, taxa de juros, inflação, dólar etc. Dessa forma você consegue se expor a qualquer um desses ativos ganhando quando eles sobem e protegido de uma possível queda.

O mais importante é entender que cada COE conta com uma estrutura diferente da outra, e antes de realizar um investimento nesse produto deve-se entender perfeitamente as suas condições, para isso você pode contar com a ajuda de um assessor de investimentos que irá fornecer todo auxílio necessário no entendimento dos produtos entendendo seu perfil de investidor. Você pode contatar um assessor da Messem investimentos clicando no link a seguir…).

A composição da estrutura do COE varia muito, nos COE’s com capital protegido por exemplo, a maior parte do valor investido é destinada para ativos de renda fixa, isso é feito para que na data de vencimento do COE o investidor ainda tenha o seu capital principal disponível. O restante do capital é destinado para o mercado de derivativos, onde é feita a estrutura de exposição ao risco. 

imagem.PNG

Assim como qualquer produto disponível no mercado o COE tem seus prós e contras. Que devem ser interpretados antes da realização do investimento.

Prós

  • Possibilidade de investir em ativos internacionais;

  • Proteção do valor principal;

  • Possibilidade de investir em renda variável sem arriscar todo capital;

  • Investimento em estruturas inacessíveis para o investidor pessoa física.

Contras

  • Não há garantia do FGC (fundo garantidor de crédito) como na renda fixa;

  • Baixa liquidez em caso de venda do título de forma antecipada;

  • Alguns COE’s tem limites de rendimento máximo.

Vale lembrar que cada COE é realizado de forma única. No entanto, deve-se ter em mente que alguns podem não estar de acordo com o perfil do investidor, por isso é necessário entendê-los muito bem antes de realizar o investimento. Vale lembrar também que o COE é um investimento de longo prazo, podendo trazer perdas financeiras para quem realizar sua venda antes do vencimento. Esse é um produto que lhe oferece segurança e rentabilidade em troca de liquidez.

Conclusão

Ao contrário do que muitos pensam o COE é uma ótima forma de diversificar sua carteira, se expondo ao risco de ativos de renda variável de forma segura. E funciona como um ótimo veículo para se expor ao mercado internacional. Conte com a ajuda de um assessor de investimentos para tirar suas dúvidas e lhe auxiliar na escolha deste produto.

Róger Morais

Renda Variável / Messem investimentos

 



TÓPICOS